Ajuda - Linx Commerce

Fazendo a gestão do cadastro de clientes com navegação suspeita

Para reforçar a segurança da Linx Commerce, desenvolvemos uma funcionalidade para mitigar clientes que tem ações suspeitas durante a navegação, como por exemplo, inúmeras tentativas de uso de cartão de crédito no checkout

👍

Com essa funcionalidade é possível:

✓ Configurar o número de tentativas de uso do cartão para identificar uma pessoa como suspeita

✓ Moderação pelo admin de quem é um cliente suspeito

✓ Bloquear ou desbloquear o cadastro de cliente suspeito

Como configurar ?

Vá em Configs. > Configurações gerais > Sistema > Segurança > Navegação

  • As tentativas de pagamento somente serão registradas a partir do momento em que a flag Habilitar for ativada;

  • Ou seja, mesmo que o cliente já tenha tentado realizar várias transações de cartão de crédito não autorizada, a contagem (Quantidade de tentativas) só passa a valer a partir a partir do momento em que Habilitar for Sim.

  • O Tempo de bloqueio também determina quanto tempo no passado o sistema irá olhar para as tentativas de pagamento não autorizadas;

  • No caso, vai observar por um limite máximo de 3 tentativas de pagamento por cartão de crédito não autorizadas nas últimas 24h.

📘

Permissão de Usuário

✓ É possível configurar quais usuários (no Admin) terão permissão para o botão “Desbloquear Cliente”: Configs. > Grupo de usuários > (grupo) > Geral > Clientes > Desbloquear

Comportamento no Checkout

Quando o cliente atingir o número de tentativas máximas de pagamento por cartão de crédito não autorizadas, o sistema irá bloquear o cliente (futuras tentativas de transações de cartão de crédito não serão sequer levadas até o gateway de pagamento) e a seguinte mensagem será apresentada no Checkout:

*“1 dia” é a representação das 24h configuradas no Admin. Essa parte dessa mensagem mudará automaticamente conforme o valor configurado.

Gestão do Cadastro do Cliente

Nas listagem é exibida a seguinte informação:

No cadastro do cliente é exibida a seguinte informação:

Evento de Cliente Fraudulento

Como uma outra funcionalidade do sistema, também é possível configurar um Fluxo para realizar ações customizadas quando um cliente for bloqueado (por exemplo, alterar o status desse cliente), para isso:

  1. Criar um novo Fluxo Sequencial no contexto de Clientes (Configs. > Fluxos);

  2. Criar status para cliente com suspeita de fraude;

  3. Adicionar o evento "CustomerFraudster"

Atenção!

Em função de isso ser OUTRA funcionalidade do sistema, o “Status do Cliente” NÃO É ALTERADO automaticamente quando o bloqueio expirar ou quando alguém clicar em Desbloquear Cliente.

🚧

Pontos Importantes Sobre a Funcionalidade:

✓ Somente se referente à transações de Cartão de Crédito;

✓ Mesmo bloqueado, o cliente ainda pode fechar pedidos utilizando outras formas de pagamento que não de cartão de crédito (boleto, por exemplo).

✓ Um cliente, uma vez bloqueado, ficará impossibilitado de realizar novas tentativas de pagamento de cartão de crédito (enquanto o bloqueio não expirar de forma automática ou não for manualmente desbloqueado) mesmo que a funcionalidade seja desligada.

✓ No cadastro do cliente é identificado um log detalhado do bloqueio

✓ Também é a criado um log se alguém realiza o desbloqueio de um cliente fraudulento

Updated 8 months ago

Fazendo a gestão do cadastro de clientes com navegação suspeita


Para reforçar a segurança da Linx Commerce, desenvolvemos uma funcionalidade para mitigar clientes que tem ações suspeitas durante a navegação, como por exemplo, inúmeras tentativas de uso de cartão de crédito no checkout

Suggested Edits are limited on API Reference Pages

You can only suggest edits to Markdown body content, but not to the API spec.