Ajuda - Linx Commerce

Estratégia de cotação para múltiplas entregas

Nova estratégia de cotação de frete no OMS para permitir que os nossos lojistas tenham estratégias avançadas para o split das entregas do pedido. Com esse comportamento é possível garantir que as cotações busquem sempre atender os cenários de entrega mais complexos e que atendam os clientes da melhor forma possível dentro do mundo Omnichannel.

👍

Com essa funcionalidade é possível:

✓ Aumentar as possibilidades de entrega do e-commerce, evitando exceções de entrega

✓ Disponibilizar mais de uma modalidade de entrega (receber em casa e retirada na loja)

✓ Atender cenários complexos para fragmentação de entregas

Pré-requisitos

Antes de usar a funcionalidade é importante você dar atenção para esses itens:

🚧

Para utilizar as múltiplas cotações você deve:

✓ Ter o OMS ativo e configurado

✓ Ter ativado a funcionalidade nas configurações do OMS na Linx Commerce

✓ Ter o OMS devidamente configurado e funcional

Como funciona a estratégia ?

Foi desenvolvido um algorítimo de cotação, baseado em grandes lojas do Brasil, que realiza múltiplas cotações para atender o cliente da melhor forma e mitigar cenários de exceção.

O algorítimo trabalha para evitar exceções de entrega e sempre oferecer a melhor oportunidade de entrega para o cliente (mais rápida, mais próxima ou melhor local para retirar o seu produto). O grande diferencial da nova estratégia é a capacidade de resolver exceções na cotação, onde para o pedido ser atendido é necessário engajar mais de uma modalidade de entrega:

Com isso a plataforma consegue atender cenários extremamente complexos, onde o produto será atendido por diversos estoques e pontos de retirada:

❗️

É importante você saber

Com essa evolução a Linx Commerce vai disponibilizar três modalidades de cotação:

Cotação Simples: Nessa modalidade a plataforma não engaja mais de uma modalidade de entrega. Só é possível ter um shipment (eventualmente, com mais de uma location) ou um pickup atendendo 100% do pedido.

Cotação múltipla com priorização no shipment: A cotação nesse tipo de priorização vai tentar encontrar sempre os melhores lugares para envio do produto até a casa do consumidor. Nesse cenário os métodos de "retirada em loja" podem ser suprimidos.

Cotação múltipla com priorização no pickup: A cotação configurada dessa forma vai priorizar as locations que atendem o pickup do carrinho. Se algum item não tiver pickup, será isolado em outra entrega que seja apenas shipment.

Como configurar ?

  1. Vá em Configs > Configurações Gerais > Configurações por Grupo > Linx OMS
  2. Vá até a área chamada Cotação na tela de configurações do OMS
  3. Escolha a estratégia que deseja para a cotação da sua loja
  1. Salve as configurações e pronto :+1:

Qual estratégia usar ?

Para compreender a melhor oportunidade de negócio para os nossos lojistas é importante refletir qual o objetivo com essa fragmentação. O nosso lojista pode estar buscando uma maior amplitude de estoque e melhorar a estratégia de envio dos produtos para a casa dos seus consumidores ou querer aumentar a relevância da modalidade de retirada dos produtos nas lojas físicas. Tudo depende de como o lojista vai trabalhar com essas estratégia.

Para sintetizar esse cenário, vamos descrever o que muda em cada uma das propostas:

Se o lojista optar em priorizar o shipment (envio do produto):

Se o lojista optar em priorizar o pickup (retirada em loja):

📘

É importante reforçar

Os cenários de priorização por pickup e shipment, só serão executados quando o cenário de cotação simples não retornar resultados. Ou seja, quando a cotação simples não conseguir entregar todos os itens na mesma modalidade.

Se todos os itens forem entregue por todas modalidades, todas as opções de entrega estarão disponíveis para o consumidor.

Updated 8 months ago

Estratégia de cotação para múltiplas entregas


Nova estratégia de cotação de frete no OMS para permitir que os nossos lojistas tenham estratégias avançadas para o split das entregas do pedido. Com esse comportamento é possível garantir que as cotações busquem sempre atender os cenários de entrega mais complexos e que atendam os clientes da melhor forma possível dentro do mundo Omnichannel.

Suggested Edits are limited on API Reference Pages

You can only suggest edits to Markdown body content, but not to the API spec.